Diferenças entre PABX Virtual e PABX IP. Saiba tudo sobre esses dois sistemas de telefonia que geram tantas dúvidas.

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Escrito por Heberth

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Diferença PABX Virtual e PABX IP: O PABX Virtual é totalmente Cloud e seu funcionamento é totalmente via internet. Já o PABX IP tem seus hardwares e demais equipamentos in loco, softwares instalados e de responsabilidade do dono dos equipamentos. O PABX Virtual não possui teoricamente limite de escala, o PABX IP possui limite de acordo com os equipamentos que foram escolhidos, marcas e modelos…

Mas agora, saindo do “raso”, qual a melhor opção para o seu negócio?

Entenda as principais diferenças explicadas entre PABX Virtual e PABX IP para fazer a melhor escolha para sua empresa.

Se você já tem um PABX físico, vale a pena analisar a possibilidade de mudar para um provedor de Telefonia em Nuvem. No decorrer desse texto, vamos mostrar a diferença entre as plataformas presentes no mercado.

O Que É PABX IP?

Um PBX IP é um dispositivo de telecomunicações que fornece conectividade de voz para telefones de mesa dentro de um prédio. Ele supervisiona as chamadas feitas e recebidas em sua rede telefônica usando uma conexão com a Internet.

Vamos quebrar essa definição ainda mais.

IP – Internet Protocol (IP) é o método de transmissão de dados para outro servidor. Essa tecnologia significa que as chamadas são estabelecidas pela internet.

PBX – A Private Branch Exchange é conhecida como PBX, que é uma rede telefônica interna. Um PBX existe no local ou você pode hospedá-lo na nuvem com segurança.

Um sistema de telefonia IP PBX pode fazer e receber chamadas telefônicas pela Internet enquanto mantém telefones analógicos em todo o escritório.

Diferença PABX Virtual e PABX IP | Circuito PABX IP
Diferença PABX Virtual e PABX IP | Circuito PABX IP

Você pode configurar um PBX usando soluções de código aberto que exigem conhecimento de Linux. Você também deve saber sobre roteamento de chamadas e gerenciar servidores PBX baseados em Asterisk. Há muitos prós e contras nessa abordagem. Não é para todos.

Mas primeiro, vamos ver como chegamos aqui.

História do PBX

Um PBX funciona como um operador de central telefônica. Os quadros de distribuição apareceram pela primeira vez em 1878, dois anos após a invenção do próprio telefone.

Alguns funcionários tiveram acesso a uma linha telefônica. Ao receber uma chamada externa, o operador atendeu e transferiu o chamador para sua linha. Os escritórios separaram seu sistema telefônico do resto da Rede Telefônica Pública Comutada (PSTN).

Naquela época, as cobranças de pedágio eram um grande negócio. O custo de iniciar ligações telefônicas para colegas e clientes (incluindo ligações pessoais) aumentou rapidamente. Esta era foi muito antes dos telefones
celulares.

Avanço rápido para a década de 1970. O PBX evoluiu em sua funcionalidade. Poderia automatizar o roteamento de chamadas. As chamadas telefônicas recebidas eram atendidas e “atendidas” quando os chamadores podiam alcançar os ramais telefônicos.

Além disso, na época, catálogos de pedidos pelo correio com números de telefone gratuitos provocaram um volume maior de ligações com intenção comercial.

Quando a década de 1990 chegou, os sistemas telefônicos automatizados eram padrão no mundo dos negócios. As empresas adotaram recursos avançados como Interactive Voice Response (IVR), encaminhamento de chamadas, identificador de chamadas e Voice over Internet Protocol (VoIP).

Não demorou muito depois que os administradores instalaram um PBX, eles olharam para os recursos da próxima geração de hardware de telecomunicações. Nascido da frustração de substituir equipamentos proprietários, o PBX hospedado aumentou em popularidade.

Os call centers no início dos anos 2000 foram pioneiros nos recursos de PBX atuais, como fones de ouvido, aplicativos de softphone e roteamento de chamadas. Inovações como essas proporcionaram economias de custo
significativas em sistemas telefônicos analógicos.

Como funciona um PABX IP?

Os sistemas de telefonia IP PBX fazem e recebem chamadas telefônicas pela Internet. Ele faz isso convertendo sinais de voz analógicos em digitais. A partir daí, ele direciona as chamadas para um provedor de
serviços VoIP para gerenciar o início e o término de cada chamada.

No núcleo, o serviço de voz baseado em IP usa o Session Initiation Protocol (SIP). Este protocolo universal tornou-se o padrão para sistemas de telefonia VoIP. Para um PBX, você usaria o entroncamento SIP, que
oferece vários canais de voz.

Diferença PABX Virtual e PABX IP | Circuito SIP Trunking
O entroncamento SIP conecta o hardware de comunicação existente à rede telefônica.

No lado interno de um PBX, isso permanece inalterado. Os usuários podem ligar uns para os outros, verificar o correio de voz e configurar grupos de chamadas como antes. É por design.

No lado externo de um PBX, um provedor de VoIP forneceria um conjunto de credenciais para uma ou mais contas de entroncamento SIP. Uma vez autenticado, as chamadas recebidas são apresentadas ao seu PABX para serem aceitas.

Os usuários também podem acessar uma linha telefônica externa por meio de seu tronco SIP automaticamente.

O próprio PBX determina se as chamadas são tratadas internamente ou retransmitidas para o PSTN.

Você deve conhecer suas limitações, mas primeiro, aqui estão as vantagens de adicionar um gateway VoIP ao seu PBX.

Benefícios dos sistemas IP PBX

Adotar um PBX IP em sua empresa pode trazer algumas vantagens. Aqui estão algumas razões pelas quais é um investimento sábio.

Custos de comunicação mais baixos – PBXs conectados à Internet podem oferecer economias de custos muito maiores do que seus predecessores analógicos. Podem oferecer serviços de ligações tarifadas e não tarifadas.

Confiabilidade baseada em nuvem – Conecte seu PBX existente à confiabilidade comprovada da nuvem. Um serviço VoIP confiável terá vários data centers para um desempenho confiável. Mesmo que seu PBX fique inativo, eles podem encaminhar chamadas para outro lugar, como por exemplo, em aplicativos para smartphones ou até mesmo por navegadores web.

Mantém o hardware existente – Você pode manter todos produtivos e manter os custos de hardware baixos usando o mesmo hardware que já está conectado ao seu PBX. A única coisa que você precisa é do seu endereço SIP, senha e domínio, e pronto.

Mudança mínima – A mudança pode ser intimidante para muitas empresas. Olhe para o entroncamento SIP como um gateway para experimentar o valor de um sistema de telefonia VoIP. À medida que sua empresa cresce, você pode aumentar o número de canais de voz com configuração mínima.

Gravação de Chamadas – Um PABX Virtual tem recursos de gravação de de chamadas telefônicas, o que pode ajudar sua empresa na qualidade do atendimento e estar em conformidade com a LGPD.

Suponha que você ou sua equipe de TI já estejam familiarizados com sistemas telefônicos PBX. Nesse caso, um PBX IP pode ser uma solução inteligente de tapa-buracos. Além disso, os troncos SIP são independentes de localização, para que você possa começar a trabalhar em tempo recorde se mudar de escritório.

Limitações dos sistemas IP PBX

Nem toda empresa está bem posicionada para usar um PBX IP. Aqui estão algumas desvantagens nas quais você deve pensar antes de fazer a troca.

Conjunto de habilidades técnicas: Gerenciar um PBX local não é para os fracos de coração. Os administradores de sistemas devem se sentir à vontade para instalar e configurar sistemas operacionais Linux. Abaixo, listamos alguns pontos importantes:

Experiência: com software de código aberto Free PBX ou Asterisk é uma obrigação (não atende às exigências técnicas de segurança da ANATEL);

Incapaz de trabalhar remotamente: Mesmo com conectividade IP, a maioria dos sistemas telefônicos PBX no local não suporta o home office.

Em 2021, esse recurso ser tornou essencial para funcionários remotos, devido ao distanciamento social causado pela pandemia. Essa funcionalidade pode ser tão fácil quanto baixar um aplicativo para seu Android ou iPhone e fazer login.

Escalabilidade limitada: Um PBX IP é tão escalável quanto você tem usuários para atender chamadas telefônicas. À medida que sua equipe se expande além do que seu PBX pode lidar, você enfrentará desafios ao longo do caminho, como sinais de ocupado nas ligações.

Menos recursos: Os sistemas telefônicos de escritório tradicionais não possuem os recursos vistos em uma plataforma de comunicações unificadas (UCaaS). Videoconferência, softphones para dispositivos móveis e mensagens instantâneas são separados. A maioria das pequenas empresas não tem tempo e recursos extras para configurá-los um por um.

Sistemas de Telefonia em Nuvem vs. IP PBX

Qual sistema telefônico comercial você deve escolher? Aqui está uma comparação dos três tipos de sistemas telefônicos que você pode estar avaliando.

Tabela Diferenças PABX Virtual vs. PABX IP

Comparativo PABX Virtual PABX IP
Custo Inicial $$ $$$$$
Custo Mensal $$ $$$
Facilidade de Uso Fácil Difícil
Recursos de Chamada Voz, Conectividade PSTN, video conferencia, Suporte a Smartphones, Comunicações Unificadas e criptografia de Chamadas Voz e Conectividade PSTN
Manutenção Nenhuma Atualizações do sistema operacional, atualizações de software e configuração de rede
Confiabilidade Redundância de Data Centers, Roteamento automático de ligações Caminho de chamada único, interrupções resultam em sinais de ocupado
Escalabilidade Ilimitado Limitado á capacidade do PBX
Acesso Remoto Aplicativos de comunicação desktop e móvel Não possui

A partir da tabela de comparação acima, um PABX IP tende a fornecer mais valor do que um sistema de telefonia analógico tradicional. No entanto, Telefonia em Nuvem oferece aos usuários mais recursos por um preço
mais baixo.

Depende das necessidades do seu negócio, mas com base no valor geral, recursos e custos, um sistema de telefonia VoIP baseado em nuvem é o ideal.

VoIP vs. Telefones Fixos: Qual é o sistema de telefonia certo
para você?

Resultado final

Assim como as pessoas obtêm um endereço de e-mail do Google, você pode obter seu serviço de telefone comercial com a Dohko Technology, especialista em soluções de Telefonia em Nuvem.

Embora um servidor IP PBX pareça mais barato, você pode estar sujeito a taxas de manutenção e gargalos técnicos. É um custo que você está disposto a arcar?

Os PBXs em nuvem permitem que você aproveite os novos recursos de comunicação mais rapidamente. Digamos que você precise expandir sua equipe de suporte ao cliente. Seu provedor de serviços VoIP pode fornecer uma solução de voz completa. Essa força permite que você se concentre em seus clientes e não precise configurar um servidor PBX baseado em Linux, o que deixa sua rede vulnerável e suscetível a invasões.

A partir da tabela de comparação acima, um PBX IP tende a fornecer mais valor do que um sistema de telefonia analógico tradicional. No entanto, Voice over IP oferece aos usuários mais recursos por um preço mais baixo.

Depende das necessidades do seu negócio, mas com base no valor geral, recursos e custos, um sistema de telefonia VoIP baseado em nuvem é o ideal.

Fonte: www.dohkotechnology.com.br

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